terça-feira, 12 de março de 2013

PROJETINHO





CENTRO EDUCACIONAL BATISTA INDEPENDENTE – CIEB
LLLLLLLLLLLLLLLLLL
TITULO


Componentes da equipe:
1. ___________________________________________________________
2. ___________________________________________________________
3. ___________________________________________________________
4. ___________________________________________________________
5. ___________________________________________________________
6. ___________________________________________________________

Professor:



Subproduto apresentado à Disciplina de Ciências da Natureza – CIEB como parte dos requisitos para obtenção de nota para o 1º bimestre.
 







Manaus-AM
2013


Tema: Energia X Efeito Estufa

A equipe deverá apresentar um artigo revisando e discutindo sobre como as Ações e Reações do uso de energia tem interferido direta ou indiretamente no efeito estufa. Todo este projeto deverá ser apresentado com as seguintes formatações:
O subproduto deve ser preparado usando editor de texto (e salvo em formato doc ou PDF), utilizando fonte “Times New Roman”, tamanho 12 pt, espaçamento duplo, com margens de 1,5 cm. As páginas devem ser numeradas e deve conter os seguintes itens:
Título. Deve ser justificado à esquerda; com a primeira letra maiúscula.
Resumo. Com até 150 palavras ou até 100 palavras no caso de notas e comunicações, deve conter de forma sucinta o que será apresentado a seguir no texto. Os nomes científicos das espécies e demais termos em latim devem ser escritos em itálico.
Introdução. Esta seção deve enfatizar o propósito do Projeto e fornecer de forma sucinta o estado do conhecimento sobre o tema em estudo, no caso Energia e Efeito Estufa.
Perguntas orientadoras que devem ser respondidas neste tópico:

  •   O que é efeito estufa?
  •  O efeito estufa é nocivo?
  •  A poluição é que causa o efeito estufa?
  • Qual é a relação entre ele e o chamado aquecimento global?
  • O efeito estufa tem alguma relação com o buraco na camada de ozônio?
  • Quais são as causas reais do aquecimento global?  Obs.: Dados que vocês poderão conseguir nos sites em internet, Scielo, no modo PDF.
Material e Métodos. Explicar os procedimentos realizados, de tal modo que outros pesquisadores possam repetir o estudo. O procedimento estatístico utilizado deve ser descrito nesta seção, quando houver.
Perguntas orientadoras que deve ser respondidas neste tópico:
Como foi feito o levantamento de dados?
Vocês visitaram algum órgão para fazer a pesquisa?
Entrevistaram algumas pessoas destes órgãos?
Discussão. Esta seção deve ter como alvo os levantamentos obtidos. Evitar mera especulação. Entretanto, hipóteses bem fundamentadas podem ser incorporadas. Apenas referências relevantes devem ser incluídas. Deve se opinar sobre a questão da energia utilizada pelo homem e sua influencia em relação ao efeito, falar sobre trabalhos que têm sido desenvolvidos a respeito do assunto e como estes trabalhos têm contribuído para a questão do aquecimento global.
Conclusões: Esta seção deve conter uma interpretação sucinta do levantamento. As conclusões podem ser apresentadas como um tópico separado ou incluídas como parte da seção Discussão.
Bibliografia citada. Os nomes dos autores devem ser citados em ordem alfabética.  As referências devem se restringir a citações que aparecem no texto.
a) Dissertações e teses:
Ribeiro, M.C.L.B. 1983. As migrações dos jaraquis (Pisces: Prochilodontidae) no rio Negro, Amazonas, Brasil. Dissertação de Mestrado, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Fundação Universidade do Amazonas, Manaus, Amazonas. 192 pp.

b)    Livros:
Goulding, M. 1980. The fishes and the forest. Explorations in Amazonian natural history. University of California Press, Berkeley, CA, USA. 280 pp.
d)    Capítulos de livros:
Absy, M.L. 1993. Mudanças da vegetação e clima da Amazônia durante o Quaternário, p. 3-10. In: Ferreira, E.J.G.; Santos, G.M.; Leão, E.L.M.; Oliveira, L.A. (Eds.). Bases científicas para estratégias de preservação e desenvolvimento da Amazônia. v.2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus, Amazonas.
e)    Citação de fonte eletrônica:
CPTEC, 1999. Climanalise, 14: 1-2 (www.cptec.inpe.br/products/climanalise). Acesso em 19/05/1999.

FIGURAS

Fotografias, desenhos e gráficos devem ser de alta resolução, em preto e branco com alto contraste, numerados sequencialmente em algarismos arábicos.  A legenda da figura deve estar em posição inferior a esta. NÃO usar tonalidades de cinza em gráfico dispersão (linhas ou símbolos) ou gráficos de barra. Em gráfico de dispersão usar símbolos abertos ou sólidos (círculos, quadrados, triângulos, ou losangos) e linhas em preto (contínuas, pontilhadas ou tracejadas). Para gráfico de barra, usar barras pretas, bordas pretas, barras listradas ou pontilhadas. Na borda da área de plotagem utilizar uma linha contínua e fina, porém NÃO usar uma linha de borda na área do gráfico. Evitar legendas desnecessárias na área de plotagem. Nas figuras, NÃO usar letras muito pequenas (< tamanho 10 pt), nos título dos eixos ou na área de plotagem. Nos eixos (verticais, horizontais) usar marcas de escala internas. NÃO usar linhas de grade horizontais ou verticais, exceto em mapas ou ilustrações similares. O significado das siglas utilizadas deve ser descrito na legenda da figura.
As figuras devem estar dimensionadas de forma compatível com as dimensões da Revista, ou seja, largura de uma coluna (8 cm) ou de uma página 17 cm e permitir espaço para a legenda. As ilustrações podem ser redimensionadas durante a processo de produção para otimizar o espaço da Revista. Na figura, quando for o caso, a escala deve ser indicada por uma linha ou barra (horizontal) e, se necessário, referenciadas na legenda da figura, por exemplo, barra = 1 mm.

No texto, a citação das figuras deve ser com letra inicial maiúscula, na forma direta ou indireta (entre parêntesis). Por exe.: Figura 1 ou (Figura 1). Na legenda, a figura deve ser numerada seguida de ponto antes do título. Por exe.: “Figura 1.  Análise...”  
Para figuras não originais ou publicadas anteriormente, os autores devem informar explicitamente no manuscrito que a permissão para reprodução foi concedida e carregar no sistema da Revista, como documento suplementar, o comprovante  outorgado pelo detentor dos direitos autorais.
Fotografias e ilustrações (Bitmap) devem estar no formato Tiff ou Jpeg, em alta resolução (mínimo de 300 dpi). Em gráficos de dispersão ou de barras utilizar o formato Xls, Eps, Cdr, Ai ou Wmf. Cada uma das figuras inseridas no texto deve também ser carregada no sistema da Acta Amazonica em arquivo separado, como um “documento suplementar”.


TABELAS

As tabelas devem ser organizadas e numeradas sequencialmente em algarismos arábicos. O número máximo de tabelas é de cinco para os artigos e de duas  para as comunicações e notas científicas. A numeração e o título (autoexplicativo) devem estar em posição superior à tabela. A tabela pode ter notas de rodapé. O significado das siglas utilizadas na tabela (cabeçalhos, etc) deve ser descrito no título.
As tabelas devem ser elaboradas em editor de texto (Rtf, Doc ou Docx) e não devem ser inseridas no texto como figura (p. exe. no formato Jpeg).
A citação no texto pode ser na forma direta ou indireta (entre parêntesis), por extenso, com a letra inicial maiúscula. Por exe. Tabela 1 ou (Tabela 1).  Na legenda, a tabela deve ser numerada seguida de ponto antes do título. Por exe. “Tabela 1. Análise...”.