quarta-feira, 22 de maio de 2013

MULHER MARAVILHA DO NORDESTE


6º ANO - GABARITO- TRAB AS IDEIAS DO CAPITULO 5

TRAB AS IDEIAS DO CAPITULO 5 1.As rochas magmáticas se formam da lava dos vulcões, depois que elas esfriam e se solidificam. São rochas magmáticas o basalto e o granito. 2.O granito pode ter várias cores porque é formado por grãos de três tipos de minerais: o quartzo, o feldspato e a mica, que têm cores diferentes. 3.a) O arenito se forma quando rochas como o granito se desintegram aos poucos pela ação do intemperismo. b) A diferença é que, enquanto o arenito se forma a partir de grãos de quartzo da areia, o argilito se forma pelo depósito de grãos de argila, que são muito mais finos que os grãos de areia. c) O calcário pode ser formado pelo acúmulo de esqueletos, conchas e carapaças de animais aquáticos, todos eles ricos em carbonato de cálcio; também pode se formar pelo depósito de sais de cálcio da água. 4.Calcário. 5.As rochas metamórficas se originam pela transformação de rochas ígneas ou sedimentares devido a mudanças de pressão e temperatura, as quais modificam a organização dos átomos nos minerais que as constituem. Ex. mármores (ou gnaise ou ardósia). 6.Fósseis são restos de organismos que habitaram a Terra há muito tempo e que ficaram preservados nas rochas. Eles se formam de partes de organismos que desapareceram, mas deixaram marcas nas rochas, de partes que foram substituídas por minerais ou ainda de partes conservadas em âmbar.

6º ANO - GABARITO - TRAB AS IDEIAS DO CAPITULO 4

TRAB AS IDEIAS DO CAPITULO 4 1. a) crosta; b) manto; c) núcleo externo; d) núcleo interno. 2. Crosta, manto, núcleo externo, núcleo interno. 3. a) tectônicas; b) manto; c) montanhas; d) terremotos; e) lava. 4. Porque os vulcões tornam o solo ao seu redor extremamente fértil. 5. Porque essas regiões estão situadas nos limites entre as placas tectônicas, e o movimento das placas é a principal origem de vulcões e terremotos.

6º ANO - GABARITO - TRAB AS IDEIAS DO CAPITULO 3

TRAB AS IDEIAS DO CAPITULO 3 1. Sociedade das abelhas e das formigas (ou dos cupins). 2. Predatismo, porque, em ambos os casos, um animal mata e devora outro. 3. É um organismo que se instala no corpo de outro para extrair alimento, provocando-lhe doenças. 4. Competição. 5. a) comensalismo. b) sociedade. c) parasitismo. d) predatismo. 6. a) mutualismo. b) predatismo. c) competição. d) sociedade. e) comensalismo. f) parasitismo. 7. Mutualismo.

6º ANO - GABARITO - TRAB AS IDEIAS DO CAPITULO 2


TRAB AS IDEIAS DO CAPITULO 2

1. a) Na fotossíntese, as plantas necessitam de gás carbônico e água.
b) Produzem açucares e oxigênio.
c) A energia da luz solar.

2. Em geral, as folhas das plantas são verdes porque contêm clorofila, uma substancia capaz de capturar a energia da luz solar. É a clorofila que permite a fotossíntese, necessária à produção de alimentos na planta.

3. Plantas e algas: produtores.
Gafanhotos e peixes: consumidores primários.
Bem-te-vi e golfinhos: consumidores secundários.

4. Leões e onças comem animais herbívoros que, por sua vez, dependem herdas plantas para sua alimentação. Sem as plantas, os animais herbívoros não poderiam sobreviver. Portanto, leões e onças dependem, indiretamente, das plantas para sua alimentação.

5. Quando comemos arroz, somos consumidores primários; quando comemos carne de boi, somos consumidores secundários.

6. Os decompositores transformam substancias como açucares, gorduras e proteínas em água, gás carbônico e sais minerais, que são reaproveitados pelas plantas. Sem os decompositores, a matéria não seria reciclada na natureza.

7. A respiração é o processo pelo qual os seres vivos liberam a energia das substancias presentes nos alimentos, energia que é necessária às suas atividades.

8. Consumidores primário.

9. a) decompositores
b) produtores
c) consumidores secundários.
d) consumidores primários.

10. a) Capim.
b) Capivaras, tatus, pacas.
c) Onça-pintada.
d) Decompositores (fungos e bactérias).


ATIVIDADE FISCA

6º ANO - GABARITO - TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPITULO 1

TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPITULO
CAP. 1 - GABARITO
1. População.
2. Habitat é o lugar em que uma espécie vive.
Nicho (ou nicho ecológico) é o conjunto de relações de um organismo com o ambiente em que vive; é o “modo de vida” de um organismo na natureza.
3. O conjunto de seres vivos de uma lagoa ou de uma floresta recebe o nome de comunidade.
4. A onça e a capivara não têm o mesmo nicho ecológico porque, apesar de viverem no mesmo habitat, a onça é carnívora e a capivara é herbívora.
5. Os seres vivos não dependem só de outros organismos para sobreviver: dependem também de fatores físicos do ambiente, como água, oxigênio, luz, etc.
6. a, c, e, f.
7. Três populações.
8. Fatores físicos: água, sais minerais, luz. Seres vivos: algas, peixes.