quinta-feira, 4 de abril de 2013

Os Tipos de Reprodução e Desenvolvimento dos seres vivos



Os Tipos de Reprodução e Desenvolvimento dos seres vivos
A reprodução é uma característica de todos os seres vivos, é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes, ela é muito importante para a manutenção das espécies.
São vários os tipos de reprodução dos seres vivos, mas todos eles podem ser agrupados em duas categorias:reprodução sexuada e reprodução assexuada.
Na reprodução assexuada, é um processo biológico através do qual o organismo produz uma cópia geneticamente igual a si, sem  a intervenção dos gametas. Os novos seres vivos podem nascer a partir de fragmentos do outro ser vivo, os indivíduos que surgem são geneticamente idênticos entre si, ela ocorre quando se forma clones a partir de um ser vivo,essa reprodução pode ocorrer pelo meio da mitose, bipartição e brotamento, na bipartição os indivíduos se dividem em dois. 
Reprodução Sexuada implica a combinação de materiais genéticos de indivíduos de sexo diferentes ( macho e fêmea ), ou seja, para ocorrer esse tipo de reprodução é necessário os gametas do macho e da fêmea ( espermatozóides e óvulos), o que não ocorre na reprodução assexuada.
Gametas são células reprodutivas, os gametas masculinos são os espermatozóides, e os gametas femininos são os óvulos.
Observação: Em alguns seres vivos a reprodução sexuada não necessita do contato entre o macho e a fêmea.
                                             Tipos de fertilização
Fertilização ou fecundação é o encontro do gameta masculino com feminino, espermatozóide com o óvulo.
As fertilizações podem ser: Interna ou Externa.
Fertilização interna ocorre quando o espermatozóide encontra o óvulo dentro do corpo da fêmea, o encontro dos gametas( espermatozóide e óvulo ) ocorre dentro do corpo da fêmea. Exemplo ser humano.
Fertilização externa ocorre quando os gametas ( espermatozóides e óvulos ) se encontram fora do corpo da fêmea, ou seja, no ambiente. Exemplo alguns peixes, as fêmeas deixam seus ovos na água e os machos eliminam seus espermatozóides também na água, e o encontro dos gametas ocorre na água.
                O que são seres ovíparos, vivíparos ovovivíparos?
Ovíparos são seres vivos que botam ovos, e o desenvolvimento embrionário ocorre fora do corpo materno. Exemplo: aves, répteis.
Vivíparos são seres vivos onde o embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe e o indivíduo já nasce formado. Exemplos: mamíferos com placenta como é o caso dos seres humanos.
Ovovivíparos são seres vivos que retém os ovos dentro do corpo até o nascimento. Exemplo: tubarões e cobras venenosas.

Os seres vivos se reproduzem ... e evoluem



 A reprução sexuada


     Em geral mais encontrada em bactérias ocorre por uma simples divisão ,ou seja ,a célula se divide em 2 partes .Em condições ideais ,com alimentos ,uma boa temperatura ambiente uma bactéria poderá se dividir a cada 20 minutos,e em apenas 10 horas ema bactéria pode se dividir em 1073741824.
    Nesse tipo de reprodução formam-se duas bactérias exatamente iguais a original.
                                        
A reprução sexuada

   Realizada na maioria dos seres vivos e,é muito mais complicada  do que a assexuada.
   Para  ela se realizar é preciso células reprodutivas especiais chamadasgametas,que se unem para formar uma nova célula ,diferente das duas primeiras que lhe originaram ,dessa nova desemvolve-se outro organismo.Esse processo recebe o neome de reproduçao sexuada.
   A maioria das espécies que se reproduzem dessa forma tem doi sexos o masculino e o feminino .O sexo feminino produz um gameta que é o óvulo e o masculino outro que é o espermatozóide.
  Quando se unem  formam um processo chamado fecundação, a célula formada por essa união é a célula-ovo ou zigoto.E ele sofre uma série de transformações gerando um novo ser vivo.

   

Espermatozóide fecundando um óvulo.