sexta-feira, 5 de abril de 2013

ENTENDO DE ECOLOGIA



ENTENDO DE ECOLOGIA
A Ecologia é a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos das interações que determinam a sua distribuição.  As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego"oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou, de forma mais genérica, do lugar onde se vive.

ECOLOGICO: referente à Ecologia, ciência    que estuda as relações dos seres vivos entre si e do meio ambiente em que vivem.

AMBIENTE: tudo que rodeia ou envolve os seres vivos entre si e do meio ambiente em que vivem.

FLORA: a vida vegetal; conjunto das espécies vegetais características de determina área, época ou meio ambiente especifico.

FAUNA: a vida animal; conjunto das espécies animais características de determinada área, época ou meio ambiente específico.

HABITAT: tipo de ambiente característico por um conjunto de condições bióticas e abióticas integradas; conjunto de circunstancias físicas e geográficas que oferece condições favoráveis a vida e ao desenvolvimento de determinada espécie animal ou vegetal.

COEXISTIR: existir junto ou simultaneamente.

7º ANO 2013


7º ANO -  2013
PROFESSOR: Maria do Socorro                                                   DATA: _03_/_04_/­­    2013

 ALUNO (A): ___________________________________________ TURMA: __________

1.     Complete as lacunas das frases abaixo: 

a) O conjunto de células especializadas e semelhantes, que desempenham uma determinada função no nosso organismo é denominado de  ________________.

b. A principal função do tecido epitelial é a ________________  do nosso corpo.

c. O tecido ____________possui células bem separadas e com muito material ___________ .

d. Uma das funções do tecido conjuntivo é a ____________ou ______________do corpo.

2. Escreva nos retângulos qual tipo de Tecido Conjuntivo (adiposo, ósseo, cartilaginoso ou sanguíneo) se relaciona com cada frase abaixo: 

a. Tecido cuja função é sustentação: _____________________________________

b. Tecido maleável, que encontramos no nariz e nas articulações:_____________________

c. Tecido que é nossa gordura e excelente isolante térmico:_______________________

d. Tecido cuja principal função é o transporte de gás carbônico e oxigênio:_______________

e. Tecido rico em carbonato e fosfato de cálcio:_____________________________

3) Corresponda as colunas: 

aTecido Muscular Estriado Esquelético
( ) Tecido com células sem estrias, com contração lenta e involuntária.
b) Tecido Muscular Cardíaco
( ) Tecido de contração rápida e voluntaria encontrado nos membro superiores e inferiores
c) Tecido Muscular Liso
(  ) Encontrado no coração, com células longas e ramificadas. Contração rápida e involuntária

4. Dentre o reino dos seres vivos podemos encontrar seres unicelulares e seres pluricelulares. Descreva abaixo seres unicelulares de seres pluricelulares: 
R.



5. Leia atentamente o texto a seguir, a seguir responda: 

Os seres vivos quanto a seu hábito alimentar classificam-se como produtores ou consumidores. Dentre essa classificação distinguem-se os vegetais e os animais.
Os alimentos são usados pelos seres vivos como energia para executarem movimentos, produzir novas células e outras atividades do metabolismo. Portanto o alimento é um dos fatores importante para a manutenção da vida. Açucares, proteínas, vitaminas águas e sais minerais são exemplos de nutrientes.
          Entende-se por metabolismo o conjunto de transformações chamadas também de reações químicas que ocorrem no interior dos seres vivos, e este é o responsável direto pela obtenção de energia.
          A Fotossíntese é um dos fenômenos biológico de maior importância para os seres vivos. Produz substancias orgânica a partir de substancias inorgânicas; transforma a energia luminosa em energia química que fica armazenada na glicose (que é o principal combustível das células); e produz o oxigênio que será utilizado na respiração celular a fim de produzir energia para as células.
Os produtos da fotossíntese são usados diretamente pelas células fotossintetizantes para a sua respiração e são também convertidos em um açúcar de baixo peso molecular (normalmente sacarose), que é exportada para suprir as necessidades metabólicas das outras várias células não-fotossintetizantes do vegetal, por seus vasos condutores.
a)   Explique o que é metabolismo. Dê exemplos pensando no organismo humano.
R.



b)   Diferencie seres produtores de seres consumidores. Dê exemplos de cada um:
R.



c)   Como ocorre o processo de fotossíntese?
R.


d)   Esquematize uma cadeia alimentar e uma teia alimentar e especifique o que diferencia uma da outra.
R.













6. Marque somente as afirmativas INCORRETAS: 

a) Fotossíntese é um conjunto de transformações chamadas também de reações químicas, e é através desse processo que as substancias fornecem energia. (  )

b) Células são as unidades básicas da vida. (  )

c) Tecido são tipos de células especializadas com diferentes formas e funções. (  )

d) Processo realizado pelos seres autotróficos é o processo de fotossíntese (  )

e) Teia alimentar está ligado somente ao consumo de carnes ( )

7. Entre as frases a seguir, indique as afirmativas que correspondem ao processo de fotossíntese: 

a) É realizada pelas plantas e animais. (   )

b) Produz açúcar. (   )

c) Consome oxigênio. (   )

d) Produz gás carbônico. (   )

e) Não é encontrado nos animais. (  )

6º ANO - 2013



 6º ANO -  2013
PROFESSOR: Maria do Socorro                                                          DATA: _03_/_04_/­­    2013
 ALUNO (A): ________________________________________ TURMA: _____________ 
1. Como sabemos, na floresta Amazônica há muitas espécies de animais e de plantas. Em outras palavras, a ecologia estuda a relação entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. Portanto, alguns termos específicos são usados pelos ecologistas para se comunicarem. Então relacione a 1ª coluna de acordo com a primeira. 


a.Espécie
( ) Conjunto de todos os ecossistemas da Terra (regiões)
b. Habitat
( ) Indivíduos de uma mesma espécie que vivem em determinada região
c. Nicho Ecológico
( ) Conjunto de indivíduos muito semelhantes que na natureza são capazes de cruzar entre si e gerar filhos férteis
d. População
( ) É o lugar em que uma espécie vive
e. Comunidade
( ) Todos os seres vivos de determinado lugar e que mantêm relações entre si.
f. Ecossistema
( ) Conjunto das condições em que uma espécie (população) vive e se reproduz
g. Biosfera
( ) Seres vivos e a parte não-viva de um ambiente somados a todas a todas as relações entre esses elementos

2. Leia o texto e responda as questões: 
Todos os animais, independentemente do seu estilo de vida, servem como fonte de alimento para outros seres vivos. Eles estão conectados por um sistema cadeia alimentar ou cadeia trófica, composta por organismos produtores (vegetais), consumidores (animais) e decompositores (bactérias e fungos). As plantas são a base da cadeia alimentar, uma vez que produzem o próprio alimento por meio da fotossíntese. Na sequencia aparecem os animais herbívoros e em seguida, os carnívoros, que se alimentam dos herbívoros.
No final da cadeia atuam os decompositores, que ingerem matéria orgânica em decomposição e devolvem ao solo nutrientes que serão utilizados pelos vegetais.

a) O que significa dizer que as plantas é a base da cadeia alimentar?
R.

b) O que são decompositores?
R.

c) Cite três características da floresta Amazônica, um ecossistema muito importante para a vida.
R.

3. Complete com setas, formando assim, uma cadeia alimentar  e responda: 

a) Na cadeia alimentar acima, o produtor está representado por qual ser vivo? 
R.
b) Nessa cadeia, o sapo é um consumidor primário, secundário ou terciário?
R.

c) O gavião para conseguir energia precisa comer muito ou pouco? Por quê?
R.

d) Quantos seres vivos estão representados nessa cadeia alimentar?
R.

e) Qual a importância dos produtores em uma cadeia alimentar?
R.

f) Que função tem os decompositores nos ecossistemas?
R.

g) Por que um animal não pode começar uma cadeia alimentar?
 R

h) Que diferença há entre cadeia e teia alimentar?
R.


4. Observe bem a figura abaixo e responda:










a) Que processo estudado em sala de aula está acontecendo acima?
R.

b) Qual a importância desse processo para a nossa vida?
R.


c) Quais são os seres que realizam este processo?
R.

5. Complete as frases, utilizando as palavras do quadro abaixo: 

HERBÍVORO
HETERÓTROFO
  FUNGOS
ALIMENTO
FOTOSSÍNTESE

a) vegetais se alimentam através do processo de ________________________________

b) Um exemplo de decompositores pode ser os ___________________________________

c)  O ser que só se alimenta de vegetais é chamado de_______________________________

d)  O ser que não produz o seu próprio alimento é chamado de ________________________

e) O ser autótrofo é aquele que produz o seu próprio _____________________­­­­__________


6. DESEQUILÍBRIO NA CADEIA ALIMENTAR
Analise a cadeia alimentar acima e responda: 


a) Se houver uma caça muito grande do peixe maior, o que acontece com os outros seres da cadeia alimentar acima?
R.

b) Uma fábrica de produtos químicos poluiu o rio, matando todos os seres aquáticos dessa cadeia. O que acontecerá com a ave?
R.

7. Leia com muita atenção o texto abaixo e em seguida faça duas colunas classificando os fatores vivos dos fatores não-vivos: 

A matéria está constantemente ciclando dentro de um ecossistema, ou dito de outra forma, o que os seres vivos retiram do ambiente, eles devolvem. Tem sido assim desde o início da existência da vida da terra, até os dias de hoje. Trata-se de um ciclo eterno.
Além da matéria, a energia também passa por todos os componentes de um ecossistema, só que, no entanto, enquanto a matéria circula, a energia flui, o que significa que a energia não retorna ao ecossistema como a matéria como iremos ver na próxima seção.
Como podemos notar, os ecossistemas possuem uma constante passagem de matéria e energia de um nível para outro até chegar aos decompositores, os quais reciclam parte da matéria total utilizada neste fluxo. A este percurso de matéria e energia que se inicia sempre por um produtor e termina em um decompositor, chamamos de cadeia alimentar.
Obrigatoriamente, para existir uma cadeia alimentar devem estar presentes os produtores e os decompositores. Entretanto não é isso o que acontece na realidade, pois outros componentes estão presentes.
Desta forma a melhor maneira de se estudar uma cadeia alimentar, é através do conhecimento dos seus componentes, ou seja, toda a parte viva (fatores bióticos) que a compõe.
Os componentes de todas as cadeias de uma forma geral podem ser enquadrados dentro das seguintes categorias: Produtores, Animais e os Decompositores.
Os alimentos fornecem energia para os seres vivos realizarem uma série de atividades e também para manter o corpo aquecido. Além de energia, os alimentos fornecem materiais diversos que servem para o crescimento, o reparo de ferimentos e a reprodução, cada espécie de ser vivos obtém alimentos de formas diferentes.
Além dos alimentos os seres vivos precisam de os fatores não vivos ou seja do ambiente como abrigo e dos rios e lagos. O ambiente pode ser terrestre ou aquático, e todos abrigam diversas vidas, numa interligação denominada ecossistema.
R.