sexta-feira, 5 de abril de 2013

6º ANO - 2013



 6º ANO -  2013
PROFESSOR: Maria do Socorro                                                          DATA: _03_/_04_/­­    2013
 ALUNO (A): ________________________________________ TURMA: _____________ 
1. Como sabemos, na floresta Amazônica há muitas espécies de animais e de plantas. Em outras palavras, a ecologia estuda a relação entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. Portanto, alguns termos específicos são usados pelos ecologistas para se comunicarem. Então relacione a 1ª coluna de acordo com a primeira. 


a.Espécie
( ) Conjunto de todos os ecossistemas da Terra (regiões)
b. Habitat
( ) Indivíduos de uma mesma espécie que vivem em determinada região
c. Nicho Ecológico
( ) Conjunto de indivíduos muito semelhantes que na natureza são capazes de cruzar entre si e gerar filhos férteis
d. População
( ) É o lugar em que uma espécie vive
e. Comunidade
( ) Todos os seres vivos de determinado lugar e que mantêm relações entre si.
f. Ecossistema
( ) Conjunto das condições em que uma espécie (população) vive e se reproduz
g. Biosfera
( ) Seres vivos e a parte não-viva de um ambiente somados a todas a todas as relações entre esses elementos

2. Leia o texto e responda as questões: 
Todos os animais, independentemente do seu estilo de vida, servem como fonte de alimento para outros seres vivos. Eles estão conectados por um sistema cadeia alimentar ou cadeia trófica, composta por organismos produtores (vegetais), consumidores (animais) e decompositores (bactérias e fungos). As plantas são a base da cadeia alimentar, uma vez que produzem o próprio alimento por meio da fotossíntese. Na sequencia aparecem os animais herbívoros e em seguida, os carnívoros, que se alimentam dos herbívoros.
No final da cadeia atuam os decompositores, que ingerem matéria orgânica em decomposição e devolvem ao solo nutrientes que serão utilizados pelos vegetais.

a) O que significa dizer que as plantas é a base da cadeia alimentar?
R.

b) O que são decompositores?
R.

c) Cite três características da floresta Amazônica, um ecossistema muito importante para a vida.
R.

3. Complete com setas, formando assim, uma cadeia alimentar  e responda: 

a) Na cadeia alimentar acima, o produtor está representado por qual ser vivo? 
R.
b) Nessa cadeia, o sapo é um consumidor primário, secundário ou terciário?
R.

c) O gavião para conseguir energia precisa comer muito ou pouco? Por quê?
R.

d) Quantos seres vivos estão representados nessa cadeia alimentar?
R.

e) Qual a importância dos produtores em uma cadeia alimentar?
R.

f) Que função tem os decompositores nos ecossistemas?
R.

g) Por que um animal não pode começar uma cadeia alimentar?
 R

h) Que diferença há entre cadeia e teia alimentar?
R.


4. Observe bem a figura abaixo e responda:










a) Que processo estudado em sala de aula está acontecendo acima?
R.

b) Qual a importância desse processo para a nossa vida?
R.


c) Quais são os seres que realizam este processo?
R.

5. Complete as frases, utilizando as palavras do quadro abaixo: 

HERBÍVORO
HETERÓTROFO
  FUNGOS
ALIMENTO
FOTOSSÍNTESE

a) vegetais se alimentam através do processo de ________________________________

b) Um exemplo de decompositores pode ser os ___________________________________

c)  O ser que só se alimenta de vegetais é chamado de_______________________________

d)  O ser que não produz o seu próprio alimento é chamado de ________________________

e) O ser autótrofo é aquele que produz o seu próprio _____________________­­­­__________


6. DESEQUILÍBRIO NA CADEIA ALIMENTAR
Analise a cadeia alimentar acima e responda: 


a) Se houver uma caça muito grande do peixe maior, o que acontece com os outros seres da cadeia alimentar acima?
R.

b) Uma fábrica de produtos químicos poluiu o rio, matando todos os seres aquáticos dessa cadeia. O que acontecerá com a ave?
R.

7. Leia com muita atenção o texto abaixo e em seguida faça duas colunas classificando os fatores vivos dos fatores não-vivos: 

A matéria está constantemente ciclando dentro de um ecossistema, ou dito de outra forma, o que os seres vivos retiram do ambiente, eles devolvem. Tem sido assim desde o início da existência da vida da terra, até os dias de hoje. Trata-se de um ciclo eterno.
Além da matéria, a energia também passa por todos os componentes de um ecossistema, só que, no entanto, enquanto a matéria circula, a energia flui, o que significa que a energia não retorna ao ecossistema como a matéria como iremos ver na próxima seção.
Como podemos notar, os ecossistemas possuem uma constante passagem de matéria e energia de um nível para outro até chegar aos decompositores, os quais reciclam parte da matéria total utilizada neste fluxo. A este percurso de matéria e energia que se inicia sempre por um produtor e termina em um decompositor, chamamos de cadeia alimentar.
Obrigatoriamente, para existir uma cadeia alimentar devem estar presentes os produtores e os decompositores. Entretanto não é isso o que acontece na realidade, pois outros componentes estão presentes.
Desta forma a melhor maneira de se estudar uma cadeia alimentar, é através do conhecimento dos seus componentes, ou seja, toda a parte viva (fatores bióticos) que a compõe.
Os componentes de todas as cadeias de uma forma geral podem ser enquadrados dentro das seguintes categorias: Produtores, Animais e os Decompositores.
Os alimentos fornecem energia para os seres vivos realizarem uma série de atividades e também para manter o corpo aquecido. Além de energia, os alimentos fornecem materiais diversos que servem para o crescimento, o reparo de ferimentos e a reprodução, cada espécie de ser vivos obtém alimentos de formas diferentes.
Além dos alimentos os seres vivos precisam de os fatores não vivos ou seja do ambiente como abrigo e dos rios e lagos. O ambiente pode ser terrestre ou aquático, e todos abrigam diversas vidas, numa interligação denominada ecossistema.
R.




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