quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Fenômenos naturais estranhos - do blog Buscando Mudanças


A cada ano a natureza surpreende ainda mais a humanidade. Durante os últimos três anos foram registrados muitos fenômenos naturais estranhos. A RT listou os mais estranhos deles. 01 - Teias gigantes de aranhas no Paquistão Depois das inundações de 2.010, que cobriram a aldeia paquistanesa de Sindh, milhões de aranhas foram obrigadas a migrar para as copas das árvores, onde tiveram de tecer suas teias. Desta forma, as aranhas tiveram de subir para as árvores e estas se converteram, em 2.011, em casulos de aranhas, transformando essa região em uma obra de arte surrealista.
02 - Tornado de fogo em São Paulo Em agosto de 2.010, um turbilhão de chamas girando em uma espiral de vários metros de alturas, dançou ao longo de uma estrada da zona rural. O fenômeno extremamente perigoso parou o tráfego, antes de se dissolver, tão rapido como apareceu. Em São Paulo não chovia há três meses e o nível de umidade era similar ao do deserto do Saara. Enquanto a umidade do ar ficava próxima a zero, aumentava a poluição.
03 - Estranho som no Mar Negro, congelado, na ucrânia Em fevereiro de 2.012, uma praia de Odessa, na Ucrânia, ficou congelada devido a baixas temperaturas ocorridas na área, que produziam estranhos sons, curiosos e sigulares. Este raro fenômeno foi gravado por uma câmera.
04 - Descomunal nuvem de areia em Phoenix, EUA Uma gigantesca nuvem de areia cobriu a cidade de Phoenix, no estado do Arizona, EUA, em julho de 2.012, causando cancelamentos de vôos e falta de energia. Trata-se de um fenômeno raro conhecido naquela região como "haboob", e cuja origem está na monção do Arizona. A enorme nuvem mudou-se até a cidade, a partir do deserto situado ao sul de Phoenix, ficando suspenso por algumas horas na cidade. Em alguns lugares, a tormenta de areia se estendeu por até 80 quilômetros.
05 - Incrível camada de cinzas vulcânicas sobre o maior lago da Argentina A imagem mostra um mergulhador tentando nadar no lago Nahuel Huapi, que é coberto por uma espessa camada de cinzas vulcânicas emitidas pelo vulcão Puyehue, nas montanhas do Chile em 2.011. 06 - Chuva de aranhas em povoado brasileiro Uma invasão de aranhas, em fevereiro de 2.013, causou pânico entre os moradores da cidade de Santo Antônio da Platina, Norte Pioneiro do Paraná. As imagens gravadas por uma das testemunhas são parecidas às de um filme de terror. Trata-se da espécie "Anelosimus Eximius", que se destaca por um comportamento social peculiar: formam colônias de várias delas, cooperando em tarefas comuns. Seu veneno não é perigoso para os seres humanos. Nenhuma explicação foi encontrada para o fenômeno.
07 - Nevada em Namíbia Namíbia está associada com o deserto e o calor. Mas em junho de 2.011, uma nevada cobriu uma grande planície do país, assombrando os moradores. Os meses de junho, julho e agosto são geralmente os meses mais secos.
08 - Espuma misteriosa em Cleveleys, Reino Unido Em Dezembro de 2.011, Cleveleys, pequena cidade do Reino Unido, foi coberta pelo que parecia neve a primeira vista, mas que era na verdade uma camada de espuma branca. Era o resultado da combinação das marés e dos ventos que misturando as algas mortas que estavam no fundo do mar, até que que se produzisse a espuma que a mesma maré as vezes leva em direção a costa, mas nunca com tanta intensidade. 09 - Invasão de algas verdes em uma praia na china No mês de julho, algas verdes invadiram uma praia na cidade chinesa de Oingdao. Trata-se do maior crescimento de algas na história da China. As águas ao longo da costa da cidade chinesa de Oingdao, no leste do país, mudaram sua cor para uma incrível invasão de algas que deixou a praia inacessível para turistas e moradores. O fenômeno obrigou o governo local a limpar as praias e remover cerca de 20 toneladas de algas por dia. A última vez que este fenômeno ocorreu foi em 2.008, mas, naquela época, as algas cobriam 13.000 metros quadrados de superfície.
Fonte: RT-TV

15 curiosidades sobre o cérebro humano

15 curiosidades sobre o cérebro humano O site Old Stuff Magazine revelou 15 coisas que você não sabe sobre o seu cérebro. Veja a seguir: 1 – O cérebro é dividido em três partes. A parte superior controla os pensamentos, a coordenação motora, as emoções e a fome. Já a parte mediana controla a audição, reflexos de visão e a consciência. Por sua vez, a parte inferior coordena a análise dos sentidos 2 – O cérebro é dividido em dois hemisférios. Enquanto o esquerdo controla os pensamentos analíticos, o direito coordena os pensamentos criativos. 3 – A ideia de que humanos usam apenas 10% do cérebro é mito. Toda parte do cérebro tem uma função e trabalha o tempo todo. 4 – O cérebro possui 160.000 quilômetros de veias sanguíneas. Isso é o suficiente para dar a volta na Terra quatro vezes. 5 – Além disso, ele tem 100 bilhões de neurônios, as células conhecidas como a massa cinzenta que processa a informação. 6 – Aprender uma segunda língua antes dos 5 anos pode mudar o desenvolvimento do cérebro para o resto da vida. As crianças adquirem a capacidade de desenvolver mais massa cinzenta quando alcançam a idade adulta. 7 – Se o cérebro fosse um HD de computador, ele teria 4 TB de informação. 8 – O recorde de memorização é de Bren Pridmore. Ele gravou a sequência de um baralho inteiro em 26 segundos. 9 – Os alimentos interferem no funcionamento do cérebro. Pessoas que ingerem comidas sem conservantes ou artificias tem um QI 14% maior. 10 – 20% do oxigênio inalado pelos humanos é usado pelo cérebro. 11 – O cérebro de Albert Einstein pesava 1,230 gramas. Um cérebro médio de um homem pesa 1.360 gramas. Isso significa que tamanho e peso não dizem nada sobre a inteligência do indivíduo. 12 – O cérebro de Einstein foi preservado para estudos científicos. Ele foi dividido em 240 pedaços com o objetivo de melhorar a visualização. 13 – Os homens conseguem processar primeiro a informação do lado esquerdo. Por sua vez, as mulheres fazem essa tarefa com os dois lados do cérebro simultaneamente. 14 – A afirmação de que homens são racionais e mulheres são emocionais é verdadeira. Isso acontece porque as mulheres tem uma maior parte do sistema límbico, que controla as emoções. Porém, os homens tem uma porção maior da parte inferior, responsável por controlar as habilidades de cálculos. 15 – Quando o cérebro sofre algum dano acidental, podem acontecer síndromes que levam o ser humano a ouvir grandes explosões, pensar que tem mais membros do que realmente tem e ficar incapaz de mover os membros quando acorda. Isso acontece porque o cérebro ainda está em repouso. - See more at: http://www.castelobranco.br/blog/?p=1324#sthash.J8q3bP0N.dpuf