domingo, 24 de março de 2013

SAIBA MAIS


SAIBA MAIS


Por que o oxigênio não acaba?
Você sabe que durante a respiração os animais e as plantas consomem oxigênio e eliminam gás carbônico.
Se existem seres vivos respirando dia e noite há milhões de anos, como se explica que oxigênio não acaba e não aumenta a quantidade de gás carbônico no ar?
A resposta é a seguinte: durante o dia, os vegetais verdes e as algas microscópicas realizam fotossíntese. Nesse processo, eles absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, que vai substituindo aquele que os seres vivos gastam para respirar.
Assim, são as plantas e as algas que garantem a reposição do oxigênio, bem como a retirada do excesso de gás carbônico da atmosfera.

O ar precisa ser renovado
Quando muitas pessoas respiram juntas num recinto fechado, a quantidade de oxigênio no ar diminui, enquanto a de gás carbônico aumenta, tornando o ar impróprio para a saúde. Esse ar é chamado de “viciado” e está presente em lugares que não dispõem de sistemas eficientes de ventilação, como acontece em alguns cinemas, restaurantes, salas de aula, ônibus, etc. Além disso, o ar de recintos sem ventilação contamina-se com facilidade quando estão presentes uma ou mais pessoas portadoras de doenças transmissíveis pelo ar.
A ventilação de ambientes fechados pode ser feita com ventiladores e aparelhos de ar condicionado. Estes, além de possibilitar uma temperatura mais agradável, têm a vantagem de filtrar o ar, livrando-se de impurezas.
Também em casa é necessário tomar certos cuidados para a renovação do ar. Sempre que possível, é conveniente deixar as janelas abertas, para se renovar o ar do interior de nossas casas.

PLASMA
Há um quarto estado da matéria, chamado plasma, que raramente é visto. Existe somente em temperaturas muito altas no interior do Sol e de outras estrelas ou, na Terra, sob baixa pressão. Consiste de átomos divididos por grande calor ou eletricidade. A bola da figura abaixo, contém um eletrodo central rodeado de plasma. Se você toca a superfície, faíscas pulam na sua mão a partir do centro. As faíscas traçam caminhos ascendentes no plasma criados pelos átomos divididos.

Observações macroscópica e microscópica do plasma

Nenhum comentário:

Postar um comentário