domingo, 5 de maio de 2013

Disciplina de Ciências da Natureza

Ciências da natureza- 6º

Disciplina de Ciências da Natureza

* Biologia - Ciência que estuda todos os seres vivos e está dividida em 3 ramos:
- Zoologia - Ciência que estuda os animais.
- Botânica - Ciência que estuda as plantas.
- Ecologia - Ciência que estuda os seres vivos relacionada com o seu meio.

Os seres vivos podem viver em vários meios:
- Litosfera - Parte sólida da terra (Montanhas, planícies, ...) (Homem, Leão, ...)
- Hidrosfera - Parte liquida da terra (Mar, rios, ...) (Peixes, Tubarões, ...)
- Atmosfera - Parte gasosa da terra (Ar) (Aves, Insectos,...) .

Os seres vivos podem ser:
- Seres unicelulares - Constituídos por uma única célula.
- Seres Pluricelulares - Constituídos por mais células.

* Alimentação:
A alimentação pode ser liquida ou sólida, e é constituída por 7 nutrientes.
-Proteínas: Constroem o nosso corpo (prótidos)
-Glicídios: Dão energia ao nosso corpo (energético) (açucares)
-Lipídios: Constroem e armazenam energia no nosso corpo (gorduras).
-Vitaminas: A, B, C, D, E e PP - Regulam e protegem o nosso corpo contra algumas doenças.
-Fibras: celulose de origem vegetal - regulam o sistema digestivo.
-Minerais: Cálcio, Fósforo, Ferro, Iodo, Sódio, Potássio e Flúor.
-Água: Evita a desidratação,

Classificação dos nutrientes (função):
- Plástico / construtores /reparadora - proteínas, lipídios, água e minerais.
- Energéticos - glicídios, lipídios e proteínas.
- Reguladores ou protectores - vitaminas, água, fibras e minerais.

* Roda dos alimentos:
A roda dos alimentos está dividida em 7 segmentos com tamanhos diferentes, dando-nos a indicação para uma alimentação saudável, completa, equilibrada e completa :
- Frutos - ricos em vitaminas (A e C), minerais e fibras.
- Produtos hortícolas – vitaminas (A e C), minerais(cálcio e ferro) e fibras.
- Cereais e Tubérculos - glicídicas vitaminas (B e E) e fibras.
- Leguminosas - glicídicos, proteínas, fibras, vitaminas (B e C), minerais (cálcio, ferro e zinco).
- Carne, ovos e peixe – Vitaminas (B), Proteínas, minerais (ferro, fósforo e iodo).
- Lacticínios – vitaminas (A, B e D), proteínas, minerais (cálcio).
- Gorduras - ricas em lipídios e vitaminas(D e E).
A roda dos alimentos está dividida em 7 segmentos com tamanhos diferentes, dando-nos a indicação para uma alimentação saudável, completa, equilibrada e completa :
- Frutos - ricos em vitaminas (A e C), minerais e fibras.
- Produtos hortícolas – vitaminas (A e C), minerais (cálcio e ferro) e fibras.
- Cereais e Tubérculos - glicídios, vitaminas(B e E) e fibras.
- Leguminosas - glicídios, proteínas, fibras, vitaminas (B e C), minerais(cálcio, ferro e zinco).
- Carne, ovos e peixe – Vitaminas (B), Proteínas, minerais (ferro, fósforo e iodo).
- Lacticínios – vitaminas (A, B e D), proteínas, minerais (cálcio).
- Gorduras - ricas em lipídios e vitaminas (D e E).

Perguntas:
- a) O que é um aparelho?
- b) Para que serve o aparelho digestivo?
- c) Como é constituído o aparelho digestivo?
- d) Quais são as glândulas anexas?
- e) Como é constituído o tubo digestivo?
- f) O que é, e como é formado o bolo Alimentar?
- g) Que tipos de dentes conheces?
- h) Como se chama a massa pastosa que se forma no estômago?
- i) Como se chama a primeira parte do intestino delgado?
- j) O que é a absorção?
- k) o que é a assimilação?

- Aparelho - Conjunto de órgãos diferentes, que trabalham para a mesma função.

- O aparelho digestivo é constituido pelo tubo digestivo e glândulas anexas. Serve para a digestão dos alimentos, isto é, transformar os alimentos em substâncias mais simples e pequenas, para que os nutrientes passem para o sangue. É constituido por:

a)- tubo digestivo:-começa na boca,-continua faringe, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e acaba no ânus.

b)- glândulas anexas: Glândulas salivares (saliva), Fígado (bílis)-e pâncreas (suco pancreático).
- na boca- Os alimentos,- são transformados por ação mecânica e por ação química no Bolo Alimentar, por:
- ação mecânica (dentes, língua e músculos faciais),
- ação química da saliva (glândulas salivares).
- Os dentes incisivos (cortam), caninos (rasgam) e molares (moem e trituram).
- Os dentes são compostos por coroa (revestida por esmalte) e raiz (revestida por cimento).
- Depois o bolo alimentar passa na faringe e esófago, e chega ao estômago.
- no Estômago - O bolo alimentar quando chega ao estômago, transforma-se em quimo, por:
- por ação física -. . . dos movimentos peristálticos ( contrações musculares das paredes dos órgãos)
- e ação química -. . .do suco gástrico ou suco estomacal (glândulas gástricas),- se libertam as proteínas,-passando depois para o intestino delgado.
- Intestino delgado - Na primeira parte do intestino delgado (é mais liso e chama-se duodeno), são lançados os sucos pancreático (pâncreas) e bílis (fígado).

- Intestino grosso - É o local de absorção de água.
No intestino (delgado e grosso) dá-se a absorção com a passagem dos nutrientes, do interior nas vilosidades intestinais, para o sangue.
- Ânus - Controla a saída das fezes, localizado na extremidade do intestino grosso.
- os nutrientes agora no sangue, chegam às células onde se dá a
Assimilação (incorporação dos nutrientes na própria substância da célula).

* O Aparelho Respiratório
a) Por onde passa o ar na respiração?
b) O que é a hematose pulmonar?
- O ar entra pelo nariz, carregado de oxigênio, passa pelas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios que entram pelos pulmões, se ramificam cada vez mais finos, os bronquíolos, até chegarem aos alvéolos pulmonares.
Os alvéolos pulmonares estão rodeados por vasos sanguíneos onde se dá a hematose pulmonar, que é a troca do oxigênio para o sangue e o dióxido de carbono para os pulmões.
Finalmente o ar sai na expiração carregado de dióxido carbono, pela boca.

* Respiração dos peixes
a) O que respiram os peixes na água?
b) Como é constituído o aparelho respiratório do peixe?
c) O que é hematose branquial?
d) O que são os opérculos?
Os peixes vivem na água e respiram o oxigénio dissolvido na água.
O peixe está sempre a abrir e fechar a boca. Quando fecha a boca, a água entra e passa pelas brânquias ou guelras. É nas brânquias (guelras) que se dá hematose branquial (é a troca de gases respiratórios com a água) com a passagem do oxigênio da água para o sangue, e o dióxido de carbono do sangue para a água.
Os opérculos, que protegem as brânquias ou guelras, abrem ligeiramente para deixar sair a água.

*O sangue
O sangue é constituído por plasma e elementos figurados.
1. Plasma - liquido amarelado constituído por água e proteínas.
2. Elementos figurados - hemácias, leucócitos, plaquetas.
- As hemácias, eritrócitos, mais conhecidos por glóbulos vermelhos, são células redondas em forma de disco, sem núcleo e cor vermelha porque tem pigmento vermelho chamado hemoglobina.
- Os leucócitos mais conhecidos por glóbulos brancos, são células com núcleo, com a função de defesa.
- As plaquetas- fragmentos de células, sem núcleo e sem pigmento ( 250.000 mm3), com a função de proteção de coagulação do sangue. Podem ser esféricas poligonal ou estrelada.
- Funções do sangue: defesa do organismo, transporte de nutrientes, transporte de gases, transporte de medicamentos, condução de detritos, transporte de hormonas, manutenção da temperatura.

Coração- órgão fortemente musculoso que impulsiona o sangue do nosso
corpo. (É como uma bomba)!
Está dividido em 4 cavidades duas aurículas (A.D e A.E) e dois ventrículos (V.D e V.E)
Cada aurícula comunica com o ventrículo do mesmo lado, por uma válvula.
O lado direito do coração está separado do lado esquerdo por uma parede chamada septo.
Do lado direito do coração só circula sangue venoso e do lado esquerdo só circula sangue arterial.
Sangue:
arterial - vermelho vivo - rico em oxigênio venoso - vermelho escuro - rico em dióxido de carbono
O coração está envolvido por uma membrana chamada peucárdio.
Os vasos sanguíneos que entram no coração chama-se veias
Os vasos sanguíneos que saem do coração chama-se artérias.
Artérias - vasos sanguíneos que saem do coração com paredes muito espessas levando o sangue a todas as células do nosso corpo.
Veias- Vasos sanguíneos que trazem ao coração o sangue tem paredes menos espessas.
Capilares - Vasos muito finos que nas células passam de capilares arteriais a capilares venosos.
Ciclo cardíaco - contrações das aurículas; Contração dos ventrículos; Fase de repouso; Sangue entra nas aurículas

*Circulação sanguínea
- Pequena circulação - Serve para fazer a purificação do sangue, isto é, transformar o sangue venoso em sangue arterial. Começa no ventrículo direito e termina na aurícula esquerda. O sangue venoso sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar até aos pulmões onde dá-se a hematose pulmonar e o sangue venoso transforma-se em arterial e regressa ao coração
pela veia esquerda, pelas veias pulmonares.
- Grande circulação - Serve para levar a todas as células do organismo o oxigênio e os nutrientes. Dá-se a respiração celular e trazer os produtos nocivos . Começa no ventrículo esquerdo e termina no ventrículo direito. O sangue arterial sai do ventrículo esquerdo pela Artéria Aorta. Ramifica-se em capilares artérios vão a todas as células, onde se dá a respiração celular. Transformam-se e em capilares venosos e reunem-se em vasos mais grossos, veias cavas superior e inferior. Entram no coração na aurícula direita pelas veias cavas.
Respiração celular - A célula recebe nutrientes e oxigênio e liberta energia e dióxido de carbono.

Excreção - eliminação de substâncias tóxicas ou inúteis ex: suor, urina, bílis, etc.

*Reprodução das plantas
A maioria das plantas nasce a partir das sementes.
Na Primavera, as flores das plantas iniciam a produção de novas sementes.
A flor inicialmente constituída por pedúnculo receptáculo e sépalas.
As sépalas abrem e saem as pétalas. No interior da flor existem vários filetes com anteras e no meio o ovário com os óvulos estilete e estigma.
Nas anteras, estão as células masculinas da flor, o pólen.
O pólen pode ficar na própria flor e dá-se a auto polinização.
Se o pólen for transportado pelo vento, inseto, pássaro ou animal, de uma flor para a outra, dá-se a polinização cruzada.
Quando um grão de pólen cai no estigma, é transportado no interior do estilete, por tubos polínicos até ao óvulo. A fecundação é quando o grão de pólen se une ao óvulo, forma-se o ovo, que nos próximos tempos vai formar a semente.
A semente pode estar envolvida por um fruto, que pode ser ingerido e espalhado pelas fezes, ou transportado por animais ou pelo vento podendo serem disseminadas por muito longe. No caso dos feijões são auto-disseminados, porque a vagem seca explode e espalha as sementes por alguns metros.

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